top of page

Blog

O que são radicais livres?


Radical livre é um átomo ou molécula que possui um número ímpar de elétrons na última camada eletrônica. Isto o torna instável e

altamente reativo, fazendo com que esteja sempre buscando capturar ou ceder elétrons das células à sua volta.

Alguns radicais livres são produzidos pelo organismo humano para desempenhar diversas funções metabólicas e atuar principalmente no sistema imunológico, estes são origem endógena.

Há também os radicais livres de origem exógena, que são originados a partir de fatores externos ao organismo, como poluição, radiação solar e outros tipos de radiação, consumo de tabaco e álcool e maus hábitos alimentares.

Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA. Podendo causar envelhecimento, mutação do DNA, doenças, enfraquecimento do sistema imunológico, etc. Os radicais livres só fazem mal em excesso, precisamos deles para sobreviver eles protegem o nosso corpo contra infecções, fortalecem o sistema imunológico, ajudam nos processos de cicatrização, coagulação sanguínea, etc.

Para diminuir os efeitos maléficos dos radicais livres pode-se consumir alimentos que os neutralizem, são eles os alimentos antioxidantes como por exemplo: alho, uva, tomate, cúrcuma, frutas vermelhas.

Estudos epidemiológicos têm encontrado função protetora de nutrientes antioxidantes como zinco, selênio e vitaminas A, E e C.

Esses nutrientes podem ser facilmente encontrados em toda nossa linha de suplementos, contribuindo como efeito protetor aos radicais livres.

Saiba um pouco mais sobre os benefícios de uma alimentação alcalina.

Consumir uma dieta que é rica em alimentos formadores de ácidos e pobres em alimentos alcalinos é um fator que contribui para muitos problemas de saúde comuns e doenças degenerativas.

A acidez no organismo pode levar a várias condições médicas, tais como úlceras, problemas de pele, artrite, osteoporose e até mesmo fadiga e depressão.

O pH da maioria das nossas células e fluidos como, por exemplo, o sangue tem um valor ligeiramente alcalino de 7,3. Assim como o nosso corpo tem mecanismos para regular a temperatura, de forma que se mantenha num valor determinado, ele faz o mesmo para tentar

manter o valor de alcalinidade do sangue em torno do pH 7,3. PH é a medida que define se um elemento ou composto é ácido ou básico (alcalino).

Aumente o consumo de alimentos ricos em minerais alcalinos (magnésio, potássio, cálcio e sódio) como: óleo de peixe, chá verde, grãos integrais, vegetais e amêndoas, inhame, lentilha, melão, brócolis, repolho, maçã, mamão, frutas cítricas e secas, folhas verdes, legumes,

raízes, azeite de oliva.

Evite alimentos ricos em ácidos como refrigerantes (incluindo água com gás e água tônica), café, chá-preto, açúcar, adoçantes, amendoim, grãos e vegetais ricos em amido (trigo, massas e feijão), farinhas brancas, todos os produtos processados, lácteos.

Estudos recentes reforçam a ideia de que uma dieta com pH equilibrado, otimiza o metabolismo aumentando a capacidade do organismo na eliminação de toxinas, além de diminuir a retenção de líquidos, consequentemente contribuindo com o processo de emagrecimento.


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page