A importância da Vitamina D
A vitamina D é um hormônio esteroide cuja principal função é a regulação do metabolismo ósseo. É produzida, de forma endógena, nos tecidos cutâneos após a exposição solar, bem como obtida pela ingesta de alimentos específicos (peixes gordos exemplo: salmão e atum) ou por suplementação. Os receptores de vitamina D estão presentes em vários tipos celulares.
Cerca de 80% da vitamina D é produzida na pele após exposição à radiação ultravioleta. Em caso de exposição prolongada à radiação, existe mecanismo intrínseco de regulação da produção cutânea, que previne a superprodução e consequente intoxicação pela vitamina D endógena.
A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, pois ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos. A falta dessa vitamina pode levar a uma má formação dos ossos, como raquitismo e osteomalácia, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer.
Para as gestantes, o consumo de vitamina D é mais do que necessário, pois a falta dela pode levar a abortos ainda no primeiro trimestre e no final da gravidez, se ainda estiver em falta, ela pode favorecer a pré-eclâmpsia e as chances da criança nascer com autismo.
Níveis adequados de vitamina D estão associados à:
- Saúde óssea;
- Função muscular;
- Saúde do coração;
- Imunidade;
- Menor risco de diabetes;
- Menor risco de doenças auto-imunes;