A importância da Vitamina D

June 6, 2018

 

A vitamina D é um hormônio esteroide cuja principal função é a regulação do metabolismo ósseo. É produzida, de forma endógena, nos tecidos cutâneos após a exposição solar, bem como obtida pela ingesta de alimentos específicos (peixes gordos exemplo: salmão e atum) ou por suplementação. Os receptores de vitamina D estão presentes em vários tipos celulares.

Cerca de 80% da vitamina D é produzida na pele após exposição à radiação ultravioleta. Em caso de exposição prolongada à radiação, existe mecanismo intrínseco de regulação da produção cutânea, que previne a superprodução e consequente intoxicação pela vitamina D endógena.

A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, pois ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos. A falta dessa vitamina pode levar a uma má formação dos ossos, como raquitismo e osteomalácia, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer.

Para as gestantes, o consumo de vitamina D é mais do que necessário, pois a falta dela pode levar a abortos ainda no primeiro trimestre e no final da gravidez, se ainda estiver em falta, ela pode favorecer a pré-eclâmpsia e as chances da criança nascer com autismo.

Níveis adequados de vitamina D estão associados à:

- Saúde óssea;

- Função muscular;

- Saúde do coração;

- Imunidade;

- Menor risco de diabetes;

- Menor risco de doenças auto-imunes;

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Como está a saúde integral do seu fígado?

October 25, 2017

1/1
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Rua Fernando Machado, nº 151 E

Sala  403 | Centro - Chapecó - SC Cep.: 89802-112

Tel: (49) 3329.3672

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 por equipe de Alcir Marques